Mídias digitais e sociais como estratégia de extensão universitária na pandemia

Foto: Reprodução Saúde Única no Sertão

O projeto ´´Saúde Única no Sertão: Uso de mídias digitais na educação em saúde`` teve início em setembro do ano de 2020, desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus do Sertão.

Este projeto de extensão envolve 15 estudantes do curso de graduação em medicina veterinária e docentes do curso da UFS-SERTÃO, além disso, também participam como membros externos a médica veterinária da secretaria de saúde do município de Nossa Senhora da Glória, Sergipe e a estudante do programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da UFS.

Sob a coordenação da professora Dra. Roseane Nunes de Santana Campos, o projeto tem como público-alvo a população em geral e tem como objetivo compartilhar informações sobre saúde única (One Health), demonstrando que este conceito surgiu para traduzir a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental em uma única saúde. O médico veterinário é um importante profissional para que a relação animal-humano-ecossistema seja saudável e equilibrada.

O compartilhamento das informações é realizado através de publicações de posts na rede social Instagram @saudeunicaufs, resultando dessa forma em uma fonte útil de difusão e construção coletiva do conhecimento. Assim são elaboradas mídias digitais sobre diversos temas relacionados a saúde única como: zoonoses, o papel do médico veterinário na saúde pública, COVID- 19 e animais, guarda responsável de cães e gatos, bem-estar animal, maus tratos, abandono de animais, acumuladores de animais, teoria do elo e a participação do médico veterinário no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A realização desse projeto de forma remota evidencia a importância da extensão universitária no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em um período o qual o mundo enfrenta a pandemia do SARS-CoV-2. Projetos como esse promovem melhorias para a saúde dos humanos, animais e cuidados ao meio ambiente, além de possibilitar aos estudantes uma formação crítica e voltada para o envolvimento social.

 

Anita de Souza Silva

Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Sergipe, Campus do Sertão.

 

Roseane Nunes de Santana Campos

Doutora em Ciências da Saúde

Docente do Núcleo de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Sergipe, Campus do Sertão.

Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário