Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) completa 14 anos de fundação

 

Foto: Redes Sociais CIOPAC

A Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), Polícia da Caatinga, como é conhecida na região do sertão, completa 14 (quatorze) anos de existência nesta segunda-feira (16) e, durante essa trajetória, alcançou feitos históricos no âmbito da segurança pública sergipana, reduzindo de forma considerável os índices de criminalidades no alto e médio sertão do Estado de Sergipe, principalmente no tocante aos crimes envolvendo roubos de gado, roubos a bancos, pistolagem, assaltos, tráfico de drogas, dentre outras modalidades criminosas, crimes estes que incomodavam e ainda incomoda a população sertaneja, principalmente aqueles que vivem na zona rural.

A CIOPAC, Unidade Especializada da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), foi criada através da Portaria nº 0231/2008-GCG em 16 de maio de 2008, à época, denominada de “Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC)”, com o objetivo de combater os ilícitos penais que assolavam a população residente no sertão sergipano. A CIOPAC está diretamente subordinada ao Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI). A função de Comandante da Companhia de Caatinga é privativa de Oficial pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Inicialmente, a unidade fora criada com um efetivo composto por 19 (dezenove) policiais militares, após os mesmos terem concluído o 1º Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (1º COPAC). Na ocasião, contava com três viaturas, tipo caminhonete, para cumprir a sua missão constitucional.

Ao longo dos anos, outros cursos foram sendo realizados e o efetivo foi crescendo, pois a demanda territorial do médio e alto sertão é grande e necessitava de ações mais eficazes no combate aos crimes.


Com o aumento do efetivo, o então Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) foi elevado de categoria e passou a denominar-se “Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (CIOPAC)”, através da Portaria Normativa nº 033/2016-GCG, datada de 23/02/2016, da lavra do Exmº Senhor Comandante Geral da PMSE.

Para integrar o efetivo da Companhia de Caatinga da PMSE o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias em tempo integral, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade em uma das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a ingressar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso, bem como possuir conduta pessoal e profissional ilibada.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento especializado no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado.

A missão da CIOPAC é atuar de forma preventiva (nos grandes eventos públicos) e de forma repressiva (nos crimes complexos que causam clamor social - roubos de gado, tráfico de entorpecentes, pistolagens, assaltos a bancos e outros), delitos considerados de alta complexidade, além de desenvolver atividade de inteligência policial, com o objetivo de dar suporte para o desencadeamento das operações policiais de combater os referidos crimes, bem como apoiar outras unidades policiais quando necessário.

A CIOPAC (Companhia de Polícia de Caatinga) atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 (quatorze) municípios, sendo eles: Aquidabã, Canindé do São Francisco, Carira, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, e Porto da Folha, bem como atua em outras regiões do Estado, conforme diretrizes dos grandes comandos da PMSE.

A Sede da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga – CIOPAC está situada na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE, sendo que foi reativada uma Base Avançada no Povoado Vaca Serrada, município de Porto da Folha (antiga sede), por serem considerados pontos estratégicos, favoráveis ao desencadeamento de respostas rápidas no atendimento às ocorrências de grandes complexidades em áreas rurais e urbanas.


A Companhia tem como atual Comandante o Major QOPM Fabrício Almeida Santos, o qual faz parte da unidade desde a sua fundação, anteriormente desempenhando as funções de Subcomandante e de Chefe do Núcleo de Inteligência da CIOPAC. Também desempenhou as funções de Chefe do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE e de Chefe da Seção de Operações de Inteligência da 2ª Seção do EMG da PMSE. O atual Subcomandante é o Capitão QOAPM Balduino Nogueira Neto.

“Hoje (16/05/2022), a CIOPAC completa 14 anos de existência no âmbito da Segurança Pública sergipana e, neste dia especial, recordamos todas as derrotas e vitórias que passamos nessa trajetória. Recordamos todo o sofrimento vivenciado durante a nossa formação no COPAC (Curso de Caatinga), para sermos hoje um Guerreiro de Caatinga. Recordamos os sorrisos estampados nos rostos de cada sertanejo após a criação da CIOPAC, que agradece muito pelo serviço prestado. Recordamos também dos nossos Irmãos que estão no céu, nos guiando nas batalhas do dia a dia, em especial o Major QOPM Manoel Alves de Oliveira Santos, fundador e ex-comandante da CIOPAC. É com muita honra que comando a CIOPAC, agradeço o empenho e dedicação desses homens e mulheres, o quais, entregam suas vidas em prol do povo sergipano, sendo guiados pelos princípios pilares da nossa unidade: HONRA, LEALDADE, DISCIPLINA E RESPEITO. Que Deus continue a nos guiar e abençoar a CIOPAC! Conforme paráfrase da Oração do Guerreiro de Caatinga: "...pois só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar", finalizou o Major Fabrício.

 

Por Damião Feitosa

Jornalista DRT-0005839/BA

Informações da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga

Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário