Nota De Esclarecimento: Presidente do Diretório Municipal do PT não vem seguindo o Estatuto

Foto: Reprodução Emanoel Aleixo

As coisas no Partido dos Trabalhadores (PT) de Canindé de São Francisco estão acontecendo meio que atropeladas. Não está sendo respeitado o estatuto do partido. Vale frisar que não temos nada contra os novos pedidos de filiações, mas é preciso analisar a trajetória desses pedidos, já que o PT é um partido extremamente democrático na sua essência, que aglutina entre seus filiados forma de pensar diferente e que ideologicamente não se alinha com o pensamento de direita.

Vimos à público esclarecer a população canindeense que no PT, a direção do partido tem que ser informada sobre todo e qualquer pedido de novas filiações, porque as filiações no PT podem ser contestada pelos filiados. E que nos casos em questão não houve reunião do Diretório Municipal ou com a Executiva do Diretório Municipal para avaliar esses novos pedidos de filiações como consta no Estatuto do Partido.

Veja o que diz o Estatuto do Partido dos Trabalhadores em relação à FILIAÇÃO PARTIDÁRIA, entenda como funciona o pedido de filiação.

Art. 4º. Filiado ou filiada do Partido dos Trabalhadores é qualquer homem ou mulher a partir de 16 (dezesseis) anos que manifeste concordância com este Estatuto e com os demais documentos básicos nacionais do Partido, que seja admitido pela Comissão Executiva do Diretório Municipal ou pela do Diretório Zonal ou, na falta ou impedimento dessas, pela Comissão Executiva da instância superior.

Segue o link do Estatuto completo do Partido dos Trabalhadores:
https://pt.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ESTATUTO-PT-2012-VERSAO-FINAL-alterada-outubro-de-2015-2016mar22.pdf?fbclid=IwAR2NUniY7rNVcq1ZxvXb4FfdcUHCUdcMJIbkjweArGSZsF1DEBZld4ANITg

“Diante das últimas decisões de filiações, pré-candidaturas a prefeito, não aceitação de pedido filiação ao partido segundo o presidente do Diretório Municipal, dentre outras situações, o Diretório Municipal ou até mesmo a Executiva do Diretório Municipal não foi convocada para a definição desses fatos. Dessa forma, essas decisões foram tomadas pelo atual presidente do Partido dos Trabalhadores de Canindé de São Francisco, sem se preocupar de fato com a metodologia do Partido dos Trabalhadores (PT)”, concluiu Emanoel Aleixo, Dirigente do Diretório Municipal e Dirigente da Executiva do Diretório Municipal do PT.

“Quem tem que definir a tática eleitoral é o Diretório Municipal, a Executiva desse Diretório e os militantes da base do partido, tem que lembrar também que no Estatuto do PT é bem claro, em todas as instâncias do partido tem que ser respeitado à proporcionalidade dos votos, onde a chapa do atual presidente teve 55% dos votos e a nossa obteve 45%, assim conseguimos 4 das 10 vagas no Diretório Municipal e 02 das 06 vagas na Executiva desse Diretório” finalizou Adailton Souza, Dirigente do Diretório Municipal do PT em Canindé de São Francisco-SE.

O partido só funcionará de fato se seguir o que diz seu Estatuto, e com a participação efetiva do Diretório e da Executiva do Diretório do Partido, esperamos que seja respeitado a proporcionalidade dos votos no último PED.


Informações de Emanoel Aleixo, Dirigente do Diretório Municipal e Dirigente da Executiva do Diretório Municipal de Canindé de São Francisco-SE
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário