Vazão no Baixo São Francisco será elevada a partir desta terça-feira

Foto: Ilustração (Internet)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informou que a vazão do Rio São Francisco será elevada a partir desta terça-feira (18). Com a medida, a defluência do rio será elevada para 700 m³/s.

Segundo o CBHSFA, o aumento será possível com a utilização da água armazenada no reservatório de Itaparica, em Pernambuco e a previsão é que essa vazão permaneça em janeiro, com água proveniente do reservatório de Sobradinho, na Bahia. “A medida concilia os interesses do Baixo São Francisco, especialmente do estado de Sergipe, e na próxima reunião desse fórum, iremos analisar as condições do rio para decidir pela implementação ou não da vazão de 800 m³/s”, disse o superintendente de Operações e Eventos Críticos da agência federal, Joaquim Gondim.

Desde 2013, o Rio São Francisco enfrenta uma severa crise hídrica, o que levou ao controle da vazão natural, de um patamar de 1.300 m³/s para 550 m³/s no Baixo e ao controle das vazões no Alto São Francisco. A redução, realizada de forma constante, desde quando foi identificada a escassez hídrica, foi considerada pelo setor elétrico como saída para que o manancial não chegasse a níveis alarmantes, pondo em risco até mesmo a sua existência.

* Com informações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco


Por: G1 Sergipe
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário