Hospital de Urgência de Sergipe registra 247 vítimas por intoxicação nos últimos três meses

Foto: Internet

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho registrou no primeiro trimestre do ano de 2018, 247 atendimentos por intoxicação. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 71 casos, em 2017 foram registrados 176 atendimento no Pronto Socorro do Huse.

O que é intoxicação e quais os sintomas?
A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas causados pela exposição a alguma substância química nociva ao organismo. Intoxicação por medicamentos, produtos químicos, plantas venenosas animais peçonhentos, combustível inflamável, drogas ilícitas, por exemplo.
Há uma grande quantidade de sinais e sintomas que podem indicar uma intoxicação, devido aos diversos tipos de substâncias tóxicas, algumas das principais são: Batimentos cardíacos acelerados; Aumento ou queda da pressão arterial; Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas; Suor intenso; Vermelhidão ou ferimentos na pele; Alterações visuais; Falta de ar; Vômitos; Diarreia; Dor abdominal; Sonolência; Alucinação e delírio; Retenção ou incontinência urinária e fecal e Dificuldade para realizar movimentos.
A intensidade e a quantidade de sintomas de intoxicação variam de acordo com o tipo de substância tóxica que é ingerida, quantidade e estado físico da pessoa que a ingeriu. Além disso, as crianças e os idosos são mais sensíveis a intoxicações. 

O que é o CIATOX?
O Centro de Informação e Investigação Toxicológica é um serviço disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento, prevenção, diagnóstico de pessoas vítimas de intoxicação. O serviço, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está localizado no Huse.

Por Damião Feitosa do Jornal do Sertão
Informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sergipe)

Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário