Com esperado fechamento do lixão, Governo Municipal de Canindé/SE trabalha conscientização da comunidade

Foto: Rede Social Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco-SE

A Lei de nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina em seu art. 15, item V, a meta para eliminação e recuperação de lixões, de acordo com a legislação o prazo terminou em agosto de 2014, porém diversos municípios ainda não conseguiram substituir os lixões por aterros sanitários.
O município de Canindé de São Francisco, região do sertão sergipano, pretende atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e vêm desenvolvendo, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Água e Meio Ambiente representado pelo secretário Rildo Joaquim Carvalho da Silva e pelo coordenador técnico do Projeto Comunidades Sustentáveis, Heverton Santos Santana, atividades envolvendo a comunidade local.
No inicio do mês de abril, terça-feira 03, a equipe do Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram o cadastramento socioambiental dos catadores de material reciclável do Lixão Municipal. Já durante a manhã do dia seguinte, quarta-feira 04, no auditório da Secretaria de Agricultura, os catadores reuniram-se com objetivo da formação de uma cooperativa de reciclagem em Canindé.
O Projeto também desenvolveu atividades na Escola Municipal Agrovila, envolvendo alunos, professores e agentes de saúde com objetivo de capacitação de gestão integrada dos resíduos sólidos. Os envolvidos foram orientados em relação à separação das parcelas: orgânicos e secos limpos.
Na última quinta-feira, 19, houve uma Reunião Extraordinária envolvendo os catadores do município, com o objetivo de formar a Cooperativa de reciclagem de Canindé de São Francisco (SE-PA-RE). No momento foi escolhido o Presidente, Elvis Americo Jesus dos Santos; o Vice-presidente, Genilson Alves dos Santos; o Diretor de Operações, Louzimar José da Silva; o Diretor Administrativo e Financeiro, Arcley Alencar da Silva; o Secretário, Ivan Alves Oliveira; além dos conselheiros da cooperativa.

Por Damião Feitosa do Jornal do Sertão


Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário