Luana Araújo fala da importância da prática de exercícios

Foto: Dafnne Victoria


Em entrevista ao Jornal do Sertão, a personal trainer e proprietária da Academia Feminina Girl Fit, Luana Araújo, falou sobre os cuidados com a saúde e a importância da prática de exercícios. Em meio a risos e pontuando cada frase com um sorriso verdadeiro, a profissional deu dicas de saúde e relatou sobre as delícias e desafios de ser personal trainer.
A seguir, confira o melhor do bate-papo.

Quando surgiu a ideia de construir uma academia exclusiva para mulheres, a sua academia Girl Fit? Fale desse trabalho destinado ao público feminino.
Abrir uma academia já era um sonho antigo de nós, desde que iniciamos o curso de Educação Física. Agora destinada ao público feminino veio de uma pesquisa de mercado, chegamos à conclusão que existem as evangélicas que não se sentem à vontade de malhar com o sexo oposto, os maridos ciumentos que não permitem que suas esposas frequentem as academias e também pensando naquelas mulheres que preferem malhar mais à vontade.

Que perfil deve ter uma personal trainer?
A personal trainer tem que ter muito conhecimento, tem que passar para o aluno segurança no que fala e vender a ideia para o aluno e  fazer ele comprar aquela ideia. Esteticamente eu não acredito que uma personal tenha que ter aquele corpo perfeito que a sociedade exige, ela tem que mostrar conhecimento, esse é o ponto chave, agora se esta conseguir unir o conhecimento a um corpo bonito, melhor, uma vez que o aluno usa a estética como exemplo.

Quais as maiores dificuldades da atividade de personal trainer?
Na verdade quando a gente decide fazer educação física é porque gosta, então eu particularmente faço o que eu gosto e não vejo dificuldades não, gosto do público, gosto do meu trabalho.  A dificuldade maior vem por conta do Conselho Regional de Educação Física, que às vezes a gente encontra muita burocracia para trabalhar de acordo com que o CREF determina, mas de resto não vejo tanta dificuldade não.

 Neste momento a maior demanda em seu trabalho é de pessoas que desejam perder peso ou ganhar massa?
É impossível medir essa porcentagem, à procura vem dos dois lados na mesma proporção.

Qual a alimentação antes e pós- treino que você recomenda para quem deseja ganhar massa muscular?
Isso é um assunto que sempre vai gerar polêmica, alimentação é complicada, não é o nosso papel, cabe a um nutricionista analisar e prescrever uma dieta para cada pessoa, mas a gente acaba respondendo às perguntas dos alunos acerca da alimentação.
A alimentação antes do treino deve conter nutrientes para fornecer energia, força e resistência para evitar a fome e hipoglicemia. Você deve comer carboidratos, proteínas, vitaminas e mineiras tais como batata, macaxeira e inhame, peito de frango, carne, queijo, ovos, depois temos que nos alimentar para a recuperação muscular e do organismo, repor os estoques de glicogênio. Você deve comer da mesma maneira de antes do pré- treino.

E para quem deseja perder peso, qual a sua sugestão?
A melhor maneira é fazer uma reeducação alimentar, na medida certa sem ter que recorrer a remédios para emagrecer. Associando a reeducação alimentar a pratica de exercício físico conseguirá resultados definitivos. É interessante tomar dois ou mais litros de água, comer de três em três horas e reeducar o paladar.

Cada pessoa tem um tipo diferente de treinamento quando se inicia na academia, como isso funciona?
Isso funciona de acordo com o biótipo de cada aluno. Cada aluno é único, então com a experiência que já temos, analisamos o aluno, fazemos uma avaliação física no ato da inscrição e a partir disso a gente determina um treino especifico para cada aluno.

Qual a diferença de se malhar em casa por conta própria ou procurar o acompanhamento de um profissional?
Se você quiser malhar em casa, tem que adquirir conhecimentos para poder fazer isso, por que requer uma técnica. Se você não tem a técnica correta para praticar um determinado exercício, você pode ocasionar problemas futuros, isso é sério, não é apenas pegar um treino modinha da internet e achar que sabe o que está fazendo, tudo requer cuidado e se não for acompanhado por um profissional pode trazer muitos problemas.

Na mídia encontramos vários equipamentos de ginástica passiva, o famoso “fique com o corpo perfeito assistindo sua TV em casa”, qual a sua opinião sobre esses equipamentos?
É preciso saber que não há milagres para conseguir um corpo perfeito. Os benefícios da atividade física para a saúde superam em muito a ginástica passiva, a qual traz apenas algum benefício muscular não muito significativo. Ou seja, para ter um corpo sarado é preciso se mexer, realizar exercícios aeróbicos, musculação com acompanhamento de um profissional da área e ter uma alimentação saudável.

Quais as suas dicas para as pessoas que sempre dizem, “eu não tenho tempo para ir à academia”?
 Dizer que não tem tempo é uma desculpa, tempo a gente constrói, se quiser a gente dá um jeitinho. É melhor dá um jeitinho e fazer atividade física do que futuramente ter que ir obrigada por ter adquirido alguma doença, então é melhor prevenir do que remediar.

Quem são suas grandes referências como profissional?
Eu tenho alguns profissionais da faculdade onde procuro me espelhar, profissionais de academias por onde passei, onde procuro absorver o melhor possível, além de mestres da atualidade como Paulo Gentil, entre outros.

Que futuro você prevê para a indústria do fitness?
Essa é uma área que já cresceu muito e ainda vai crescer. A consciência do brasileiro está mudando muito em relação a isso.  Hoje a consciência principalmente da mulher em relação à atividade física está mudando para melhor. Eu acredito que esse é um mercado que vai crescer muito e eu estou me preparando para isso.

Quem quiser um acompanhamento profissional seu, quais são as formas de entrar em contato?
Então, por conta da correria eu não posso atender fora da academia, então se alguém desejar ser atendida por mim, a gente ver o melhor horário apropriado para ela e esta será atendida da melhor forma possível.
*A Academia Feminina Girl Fit está localizada em Canindé de São Francisco, na Avenida Getúlio Vargas, nº 1012, no bairro Olaria.

Por Dafnne Victoria
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário